
-
Arquitetos: ALTOVA
- Área: 200 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Cesar Belio, Roberto Torres Valle
-
Fabricantes: Cemex México S.A. de C.V., Comex México, Helvex, Interceramic, Ternium, Vitro®

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Alicia é uma intervenção arquitetônica contemporânea localizada no Centro Histórico de Comitán de Domínguez, Chiapas —Pueblo Mágico do sudeste mexicano— projetada como acomodação para a plataforma Airbnb. Reinterpreta a arquitetura vernacular sob uma perspectiva atual, integrando estratégias bioclimáticas que equilibram eficiência, estética e baixa manutenção.


O conjunto é composto por dois volumes com telhados de duas águas conectados por uma ponte central que articula circulações, vazios e vistas. A volumetria, sóbria e monolítica, se fecha para a rua e se abre para um pátio central, gerando uma arquitetura introspectiva que responde ao clima e ao contexto urbano tradicional.


São reutilizados tijolos de uma construção anterior, combinados com concreto aparente, formando muros avermelhados que evocam o passar do tempo. Ambos os materiais atuam como massa térmica, proporcionando caráter e conforto. A paleta cromática, os materiais crus e os detalhes artesanais reforçam o enraizamento local.


A distribuição contempla seis suítes independentes que favorecem privacidade, uso flexível e baixa manutenção. O pátio central é o núcleo sensorial do projeto: uma fonte origina uma cascata que flui até um espelho d'água, gerando som, frescor e contemplação. Aromas, vegetação endêmica, pisos permeáveis e energia limpa consolidam uma experiência habitável, resiliente e emocional.

A Casa Alicia propõe uma arquitetura sustentável, sensível ao entorno e profundamente enraizada em seu lugar.












